Conhecemos o abrigo D.Bosco em 2002 ,por abrigar carroceiros acompanhados de seus cachorros,que estão por diferentes motivos em situação de rua até que os mesmos consigam se organizar. Faz um acompanhamento dos mesmos ajudando-os, a conseguir por em ordem na documentação pessoal e suas saúde de forma a se integrarem novamente á sociedade.
Todos trabalham durante o dia, na rua e voltam com o produto de seu trabalho para o abrigo onde podem guardar sua carroça e suas coisas.Três trabalham de noite de varredores em trabalhos terceirizados da prefeitura .
Fazemos visita ao abrigo D.Bosco regularmente e ficamos sabendo das necessidades dos cachorros. Os cães que vivem no abrigo são cães que os moradores encontram abandonados na rua e trazem para o abrigo , na maioria das vezes os moradores vão embora e deixam os cães que já estão integrados ao abrigo e não saberiam mais viver na rua. Em 2002 conhecemos o Bim Ladem que foi atropelado e para conseguirmos cuidar melhor ficou conosco por dois meses fazendo curativos diários. a Neguinha que hoje já tem 14 anos , o Luciano , a Hebe com 3 anos e a Pretinha com 18 meses. Atualmente só vivem no abrigo a Neguinha, a Hebe e a Pretinha.
Nesta nossa ultima visita levamos coleiras e medalhas de identificação para as cachorras.
O Carlos Educador responsável nos acompanha sempre . Na nossa ultima visita perguntamos porque de todos os 80 abrigos do Munícipio de São Paulo só o Abrigo D.Bosco acolhe animais? E porque as pessoas se sentem bem e gostam de ficar aqui?
O Abrigo D.bosco não é um prenoite é uma Comunidade e com isso as pessoas têm uma melhora, porque tem um atendimento díferênciado e especifico para cada um. Antes de entrar cada morador é entrevistado e recebe a informação sobre como viver no abrigo, cada um cuida da sua comida, tem que trabalhar e colaborar nos turnos de limpeza.
No momento o Abrigo acolhe 51 pessoas e 3 cachorras ;sendo 3 mulheres ( uma alcoólatra,uma com transtorno bipolar e uma trasn-sexual) e 48homens sendo 5 homens idosos com problemas de locomoção, diabéticos e de saúde ,um com ponte de safena. Para cada pessoa é dada um acompanhamento diferênciado segundo suas necessidades.O grupo de senhores Idosos não quer ser transferido para casas de repouso da prefeitura porque não querem ficar o dia todo sem fazer nada gostam de trabalhar; trabalham com reciclagem separando a reciclagem que o abrigo recebe de doação e com isto geram renda.
O Abrigo também tem a sorte de estar localizada no Bairro do Campos Elísios onde tem como vizinha e apoiadora a PORTO SEGURO, tem a associação Campos Elísios o Porto Seguro Instituto e Porto Voluntário.
A PORTO SEGURO esclarece e incentiva os moradores do bairro a fazer boas ações, entre elas a reciclar o lixo. O lixo reciclado é desponíbilizado pelos prédios e moradores para os moradores do abrigo que passam duas vezes por semana e recolhem, gerando renda.Entre eles o Sesc ,que faz a doação de todo o material reciclado como revistas, jornais diários e latinhas para o abrigo.
Desde que o Abrigo D.Bosco foi inaugurado o Diretor presidente da Porto Seguro, Sabino foi amigo do abrigo , uma vez por semana visitava o abrigo e trazia um café da manha completo para tomarem junto com os moradores e saber das suas necessidades .Desses encontro nasceram ideias como a construção de uma estrutura metálica que tornou possível, arrumar espaço para que na parte de cima ficasse o dormitório e em baixo as carroças e o material de reciclagem coletado. Também fez a doação de uma balança e uma prensa para que o processo de reciclagem fosse possível.
Hoje a Porto Seguro tem o programa Porto Voluntário, que disponibiliza seus funcionários dentro do horário de trabalho para dar aulas de informática 2 vezes por semana para 10 moradores do abrigo, o programa de contação de histórias e o programa de Cãominhadas onde 10 voluntários fazem 2 cãominhadas diárias com as cachorras Pretinha e Hebe.
Duas vezes por mês uma equipe de 6 agentes de saúde dr Marcelo, Dr Gilmar, enfermeiras e psicologo montam um consultório dentro do Abrigo e todos os moradores são atendidos e acompanhados, e se necessário encaminhados para tratamento fora do Abrigo como dentista etc.
Tem uma equipe de apoio , 3 pessoas ajudam na límpesa , uma faz manutenção e 4 que fazem a segurança 24h por dia ,são sempre os mesmos e já conhecem e acompanham todos os moradores.
Cada morador tem sua cama e armário , seus lençois e cobertores são numerados e são usados sempre pela mesma pessoa.
Tudo isto , foi e é pensado e alterado quando necessário para que todos tenham uma melhora e se sintam em sua casa.
O abrigo oferece cama, café da manha e lanche antes de dormir, local para banho, sala de tv e computadores .Quem mora no abrigo pode , lavar a roupa e fazer suas refeições ; tem também uma pequena biblioteca em formação de livros resgatados do lixo mas ainda precisa de doações
o ABRIGO D.BOSCO está localizado na Alameda Dino Bueno 735 Campos Elíseos, São Paulo; tel para contato 11 33613161.
Se você puder ajudar, o abrigo aceita doações de Reciclagem ( papelão,ferro,vidro, revistas,plástico e latinhas)produtos de limpeza , higiene, roupas e alimentos para completar os lanches , entrar em contato com a coordenadora Regina e o educador responsável Carlos pelo tel 11 33613161 ou via email fratosta@yahoo.com.br
É isso , podemos com ações simples fazer novos AMIGOS, se você também quiser fazer a diferença entre em contato com o Carlos e a coordenadora Regina Lopes e vá pessoalmente entregar sua doação e fazer novos Amigos.
Deixe um comentário